Total de visualizações de página

domingo, 13 de maio de 2012

HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES NO BRASIL


Foi no templo da Igreja Presbiteriana da Mangueira, como é conhecida a Igreja Presbiteriana de Salvador, Bahia, que o REV. MATTATHIAS GOMES DOS SANTOS celebrou pela primeira vez no Brasil, o Dia das Mães e sobre esse fato transcrevemos uma pequena nota, mas de grande significado:

“A PRIMEIRA SOLENIDADE no Brasil tida como a Festa das Mães foi realizada há 50 anos, em Salvador, na Bahia, promovida pelo reverendo Matatias Gomes dos Santos, no templo da Igreja Presbiteriana. Foi a 10 de outubro de 1909. Vive ainda e é presbítero da Igreja Presbiteriana de Lucas, no Rio, o secretário permanente do Esforço Cristão da Igreja da Bahia, Sr. Joseph Cameron Donald, sob cujos auspícios a festa foi realizada, com a finalidade de ‘recordar os carinhos e amor das mães falecidas e honrar as sobreviventes’. Essas declarações foram prestadas ao GLOBO pelo Sr. Hélius Mota, assistente do diretor do Museu Presbiteriano, que nos disse ter sido a segunda comemoração das mães também na Bahia, no templo presbiteriano de Cachoeira do Paraguaçu. Foi a 7 de setembro de 1910. Crianças e moças recitaram poesias às mães.”[1]

Essa notícia foi publicada no jornal O Globo, em 1959. Nessa época vivia, ainda, o Presb. Joseph Cameron Donald, pai do também saudoso, Presb. Edwin Cameron Donald, esposo da nossa irmã Eunicy Baptista Donald, membros da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.

Prof. Nelson de Paula Pereira



[1] Jornal O Globo, 09.05.2009, seção “Há 50 anos atrás”.

Observação: Essa e outras histórias você pode conhecer no livro que escrevi: História da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro 1862-2012. IPRJ: Rio de Janeiro, 2012. 





Nenhum comentário: